25 de julho de 2022

Almôndegas de Proteína de Soja

Essa receita é maravilhosa, mesmo quem não costuma gostar de soja, vai gostar! Simples, saudável e deliciosa!

Ingredientes: 
1 copo americano de Proteína Texturizada de Soja temperada (ver preparo no post Lasanha de Proteína de Soja
1 ovo 
2 colheres de sopa de aveia em flocos 
2 colheres de sopa de Farinha de Trigo 
1/2 colher de café de cominho em pó 
1/2 colher de páprica defumada
2 colheres de azeite 
sal à gosto 
cheiro verde picado à gosto 
400g de Molho de Tomate
1/2 copo americano de água

Em uma vasilha misture todos os ingredientes, menos o molho de tomate. De preferencia misture com as mãos para que dê bastante liga e fique uma massa mais uniforme. Faça bolinhas de aproximadamente 3mm de diâmetro e reserve.
Junte o molho de tomate e a água em uma panela e quando começar a ferver, vá acrescentando as bolinhas, cuidadosamente, uma ao lado da outra, sem deixá-las encostar uma na outra. Deixe cozinhar por uns 5 minutos e balance a panela para que elas rolem e virem sozinhas dentro do molho. Repita essa balançada de 5 em cinco minutos. Se alguma grudar no fundo da panela, o que pode acontecer, desgrude delicadamente com uma colher. 
Deixe cozinhar por uns  25 minutos em fogo baixo. Deligue o fogo e deixe a panela tampada! 

Te aconselho a fazer essa receita umas 2h antes de servir, para que as almondegas fiquem bem encorpadas
. Na hora de servir é só esquentar!

9 de setembro de 2015

A Melhor Batata Recheada


Gente do céu que batata é essa!!!!!
Batata é uma delícia né gente! Cozida, purê, com maionese, ao murro, recheada, crua! Ops! Crua não, faz mal!rsrsrsrs...
A receita de hoje é de batata recheda, e que recheio gente! Simplesmente MARAVILHOSOOOOOO!!!
Você vai precisar de:

2 Batatas cozidas inteiras e com a casca (Usei 2 batatas por pessoa)
2 colheres de sopa de Requeijão
Alho picado frito em um pouco de óleo
3 colheres de sopa de Creme de Leite light
1 colher de sopa rasa de manteiga
Sal a gosto
uma pitadinha de Nos Moscada
Queijo Parmesão ralado a gosto

Pegue as duas batatas já cozidas inteiras e com casca e com uma colher faça uma cova no sentido longitudinal e coloque numa tigelinha a polpa que foi retirada.
Tempere as batas com sal e reserve.
Agora com a polpa da batata que foi retirada vamos misturar o creme de leite, o alho frito, a manteiga, a nos moscada e o sal a gosto. Misture bem e preencha as covas das batatas com o creminho que foi formado.
Depois de rechear as batas coloque por cima uma colher de requeijão em cada batata e espalhe queijo parmesão ralado por cima.
Leve ao forno até ficarem bem douradinhas e sirva!
Vocês não tem noção do sabor que fica esse negócio!
Um abraço e até a próxima!

31 de agosto de 2015

Bolo Delícia de Granola



Eaí gente!!!! Tudo bem com vcs?
Hoje trago uma receita maravilhosa de bolo pra você que está se esforçando pra se alimentar de forma mais saudável, mas detesta esses bolos cheio de coisas saudáveis mas que não tem gosto de nada!
Então anote aí!

4 ovos
1 xícara de leite
1 xícara de óleo
2 xícaras de açúcar mascavo
1/2 xícara de passas
1 xícara de aveia
1 xícara de farinha de trigo
2 xícaras de granola (de boa qualidade, eu usei a da Mãe Terra)
1 colher de fermento em pó
8 gotas de essência de baunilha

Bata tudo no liquidificador e TCHARÃÃÃÃ!!!! É só untar uma forma e assar em forno pré aquecido a 180°C por mais ou menos 45 minutos ou até você espetar com uma faca e ela sair limpa.
Ele fica fofíssimo e bem molhadinho com aquela casca durinha em cima! Hummmmmmm....

29 de abril de 2015

Canjica / Mingau de milho / Mungunzá



Ó nós aqui travez!!!! Junho tá chegando e as festas de São João já estão começando a ser programadas! Gente, ô coisa boa é essa época heim! E aja milho! É milho cozido, é milho assado, é canjica, é pamonha, é bolo de milho e é claro que não poderia faltar o famoso mingau de milho branco né! Hummmmm...
Aqui no blog já tenho receita de bolo de milho http://prapanela.blogspot.com.br/2011/11/como-primeiro-post-escolhi-uma-receita.html
Pra complementar resolvi colocar esta receitinha fácil e deliciosa pra vocês não fazerem feio no junta panela de São João!
Anote aí!
Anote aí? Fala sério, quem ainda hoje anota receita da internet? Agora celulares e tabletes já tem seu cantinho certo na cozinha! Que coisa né! 
Mas, confesso a vocês que ainda uso meu caderninho de receitas pra anotar minhas preferidas, além de colocá-las aqui no blog! Você também costuma anotar receitas, tem um caderninho de receitas? Deixe seu comentário e conte pra gente!
Agora vamos aos ingredientes.

500g de milho branco ou canjica branca
1 lata e meia de leite condensado
2 caixinhas de creme de leite
Pau de canela à gosto
200ml de leite de côco
1 colher de chá de sal
2 litros e meio de água

De preferência deixe o milho de molho de um dia para o outro.
Em uma panela de pressão coloque o milho escorrido, a água, o sal e a canela. Eu costumo colocar dois pauzinhos de canela pra não ficar muito forte.
Deixe cozinhar por mais ou menos 45 minutos depois que pegar pressão. Fogo médio.
Tire a pressão da panela e verifique se o milho está mole. Se ainda não estiver mole o suficiente, acrescente um pouco mais de água (1 copo) e volte pra pressão por mais uns 15 a 20 minutinhos. Cuidado pra ele não ficar muito mole! Tem que ficar macio.
Com a panela destampada e o fogo ligado no médio, acrescente o leite condensado e deixe cozinhar por mais uns 10 minutos, acrescente então o leite de côco. Deixe por mais uns 10 minutos e desligue o fogo. 
Depois de mais ou menos uns 40 minutos você acrescenta o creme de leite. Se colocar o creme de leite com o mingau fervendo, o creme irá talhar, por isso tem que deixar esfriar um pouquinho!
Pronto! Sirva quente, morno ou gelado, de todo jeito é uma delícia!
Espero que tenha gostado e não deixe de comentar aqui embaixo!

20 de agosto de 2014

Feijoada Vegetariana




Eaí minha gente!!! Cá estamos nós novamente com mais uma receita pra vocês. Se preparem porque hoje você vai aprender a fazer uma Feijoada VEGETARIANA! Isso mesmo! Sem bacon, sem linguiça, sem carnes.. E presta? Mas é clarooooooooo!!!!
Em um dos jogos do Brasil na Copa (aqueeeele dos SETE!) reuní alguns amigos e fizemos um junta panela e eu fiquei responsável pela feijoada, pense no sucesso! Tooooooooodo mundo pedindo a receita rsrsrsrsrs... Pois bem, aqui estou partilhando essa fórmula mágica com vocês! Vocês vão se surpreender com o sabor!

Ingredientes
1kg de feijão preto deixado de molho de um dia para o outro.
1 lata pequena de salsicha vegetal da Superbom
1 lata pequena de bife vegetal da Superbom
1 xícara de chá de tofu defumado
2 xícaras de chá de queijo coalho cortado em cubos de mais ou menos 1,5mm
4 dentes de alho
1 cebola grande
1/3 de pimentão verde
1/3 de pimentão vermelho
1/3 de pimentão amarelo
4 pimentinhas de cheiro
duas colheres de extrato de tomate
4 folhas de louro
1 xícara de chá de cheiro verde picado
1 xícara de chá de cebolinha picada
1/2 xícara de chá de hortelã
Óleo
Sal à gosto

Corte as salsichas dividido-as em três cada uma e reserve. Corte cada bife vegetal em quatro partes e reserve.
Em uma panela de pressão grande, refogue o alho e a cebola com o óleo até dourar. Acrescente os pimentões, a pimentinha, as folhas de louro, o hortelã e o extrato de tomate e deixe refogar por uns 5 minutos. Adicione uma xícara de chá de água, misture e coloque as salsichas e as carnes vegetais. Deixe refogando e apurando por mais uns 5 minutos. Depois pegue o feijão que você deixou de molho, escorra e coloque na panela. Vá misturando e agregando todos os sabores ao feijão, faça isso durante uns 2 minutinhos e coloque água fria mesmo, até passar mais ou menos uns 3 dedos do conteúdo da panela. Feche a panela e assim que pegar pressão deixe por 45 minutos.
Retire a pressão, abra e verifique a textura do feijão. se necessário coloque mais alguns minutos na pressão até que o feijão fique macio. Depois de pronto desligue o fogo e adicione o tofu, o cheiro verde, a cebolinha e o queijo coalho. Prontinho! Uma feijoada deliciosa, saudável e que não deixa a desejar em relação a tradicional.

Obs.: O tofu poderá ser substituído por queijo provolone.

5 de novembro de 2013

Bolo de Chocolate Meio Amargo

Foto: Jeanne Amorim

Eaí pessoas!!!!=] Tudo bem!? Espero que sim!
Hoje trago uma receita especialíssima pra vocês! Mais uma vez minha cunhadinha Gaby entra em cena, ô menina danada de cozinheira!rsrsrsrs... Afinal foi ela quem me apresentou a esta maravilha de chocolate que vocês com certeza vão querer fazer! Confesso que bolo não é muuuuuito minha praia (não de comer, mas de fazer! rsrsrsrs...) Eu e a massa de bolo não nos damos muito bem, sabe, mas enfim, estamos conversando e nos entendendo cada vez mais!rsrsrsrs... Esse bolo não tem nada de complicado, é tão simples que até eu consegui fazer!rsrsrsrs...
Mas chega de conversa, peque seu caderninho de receitas e anote tim-tim por tim-tim desta receita, que com certeza, como todas as outras receitas do blog, vale a pena ser feita e comida!=]

Massa
4 ovos
1 xícara de chá de açúcar
1 xícara de chá de chocolate em pó (Aqueeeele do Padre!)
1 xícara de chá de óleo
1 xícara de chá de água
2 xícaras de chá de farinha de trigo
1 colher de sopa de fermento
Manteiga, farinha e chocolate em pó para untar

Pré aqueça o forno a 180ºC. Unte uma forma redonda com furo no meio de preferencia. Faça uma mistura de metade farinha e metade chocolate em pó e polvilhe a forma todinha. Em uma tigela coloque a farinha de trigo peneirada. Na batedeira coloque o chocolate em pó, também peneirado, os ovos e o óleo. (Se você não se der muito bem com a batedeira, pode misturar os ingredientes a mão mesmo! Se for usar a batedeira coloque em velocidade baixa pra não criar uma nuvem de chocolate na sua cozinha!rsrsrs...) Bata os ingredientes até a massa ficar bem homogênea. Aos poucos vá adicionando a farinha, bata por mais uns 15 segundinhos e pronto. Coloque a massa na forma já untada e leve ao forno por uns 30 minutinhos ou até que um palito saia limpo ao ser enfiado no bolo. Quando estiver pronto, espere uns 15 minutos para desenformá-lo.

Calda de Chocolate
200g de chocolate meio amargo
3/4 de xícara de chá de creme de leite

Pique o chocolate, misture-o com o creme de leite e mexa em banho maria até derreter todo o chocolate. (Banho Maria: esquente a água até ficar morna, não muito quente, coloque o chocolate em uma tijela de vidro e sobreponha na água morna para que o chocolate derreta apenas com o calor sem ter NENHUM contato direto com a água! Se um pingo de água cair no seu chocolate, já era! Muito cuidado neste momento!!!) Quando a mistura estiver bem homogênea, retire do banho maria e deixe esfriar, quando estiver quase frio, leve pra geladeira por uns 10 minutos. Retire da geladeira e misture bem para que a calda fique com temperatura uniforme. Aí é só espalhar essa gostosura por cima do bolo!

Gente essa receita é Maravilhosa! O incrível é que como a receita usa chocolate em pó e não achocolatado, não fica um bolo muito doce, enjoativo, mas também não fica amargo. 
E se você aprecia um sabor amargo, pode substituir o chocolate meio amargo da cobertura por um 70% cacau ou até de maior porcentagem se você achar!

Aproveite!






14 de outubro de 2013

Cuca de Banana










Genteeeeeeee!!! Quanto tempo heim! Ô blogueira desnaturada, né gente rsrsrsrsrs...  Fica com raiva de mim não tá bom! Tô de volta trazendo uma deliciosa receita de cuca de banana que postei fotos nas férias de julho deste ano, deixando vcs com água na boca!rsrsrsrsrs...Pois é gente, quem fez essa delícia foi a minha cunhadinha Gaby Romano, ela tem só 17 anos, mas já se garante na cozinha! Como prometi, peguei a receita com ela e aqui está! Fácil demais!

Ingredientes da massa da cuca
Ingredientes:
1 ovo
2 xícaras de farinha de trigo
1 xícara de leite
8 colheres (sopa) de açúcar
2 colheres (sopa) de manteiga
2 colheres (sopa) de fermento biológico
 
Modo de preparo:
Misture o ovo com o açúcar como se fosse uma gemada. Depois de misturado, acrescente a farinha, manteiga, fermento, leite e mexa bastante para não embolotar. 

Como fazer o farelo da cuca:
Ingredientes:
5 colheres (sopa) de farinha de trigo
5 colheres (sopa) de açúcar
3 a 4 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (sopa) de açúcar de baunilha
Canela (a gosto)
 
Modo de preparo:
Misture tudo na mão e reserve. 

Montagem da cuca:
Unte a forma, coloque a massa, pique 8 bananas em fatias e coloque-as em cima da massa. Por fim, jogue o farelo por cima da cuca. Deixe descansar por 30 minutos e, em seguida, leve ao forno para assar por 40 minutos. 

Pronto gente! Além de fácil, é saudável (se você substituir a farinha de trigo branca pela integral fica melhor ainda) e fica uma delícia!
Aproveitem e bom apetite!
Até a próxima!